Search
Close this search box.

PIB da Bahia avança no terceiro trimestre, apesar de recuo na agropecuária

Análise sobre o desempenho da economia baiana foi divulgada nesta quinta-feira

Calculadora
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia divulgou, nesta quinta-feira (12), a carta de conjuntura referente ao terceiro trimestre de 2024, uma análise detalhada sobre o desempenho da economia baiana e dos cenários nacional e internacional do período. Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Bahia evidencia que os resultados positivos para comércio varejista, serviços, indústria geral, exportações e geração de emprego formal impactaram positivamente no PIB da Bahia, porém a agropecuária contribuiu negativamente para que o resultado do PIB não fosse mais elevado.

O documento, elaborado pela Coordenação de Acompanhamento Conjuntural da SEI, registra que, no terceiro trimestre deste ano, o PIB da Bahia cresceu 3,6%, na comparação com mesmo período de 2023, enquanto em relação ao segundo trimestre de 2024, a taxa foi 0,8%. Nos nove primeiros meses a alta foi de 3,1%.

Para o quarto trimestre do ano, a manutenção dos efeitos do incremento das transferências de renda e a continuidade da geração de empregos podem ainda sustentar a demanda, principalmente, o consumo das famílias, que se encontra resiliente, embora a elevação da taxa de juros e a restrição do crédito possam levar o crescimento para taxas mais moderadas nos próximos trimestres. Portanto, as previsões para o PIB de 2024 giram em torno de 2,8% a 3,2%, uma elevação significativa em relação às previsões do trimestre anterior.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.