publicidade

PGR pede ao STF reabertura de inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

O caso teve origem em 2020, após o então ministro da Justiça, Sergio Moro, acusar Bolsonaro de interferência

PGR pede ao STF reabertura de inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

Foto: Beto Barata/PL

avatar-redacao

por Redação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta quarta-feira (15), ao Supremo Tribunal Federal (STF) a reabertura do inquérito que investiga uma possível interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Polícia Federal (PF) durante seu mandato.

publicidade

O caso teve origem em 2020, após o então ministro da Justiça, Sergio Moro, acusar Bolsonaro de tentar influenciar investigações da corporação, especialmente em inquéritos que envolviam familiares do ex-presidente. À época, a denúncia levou o STF a autorizar a abertura de uma investigação, sob relatoria do ministro Celso de Mello. Posteriormente, a Polícia Federal concluiu que não havia indícios de crime, e o então procurador-geral Augusto Aras pediu o arquivamento do processo. No entanto, o atual PGR, Paulo Gonet, entende que há novos elementos que justificam a retomada das apurações.


No pedido, Gonet afirma que é necessário “verificar com maior amplitude se houve interferências ou tentativas de interferência”, incluindo o uso da estrutura do Estado e a obtenção clandestina de dados sensíveis. A PGR também quer que a PF avalie se há conexão entre o caso e investigações sobre organização criminosa envolvida em ataques a autoridades, disseminação de fake news e uso indevido de órgãos como a Abin e o GSI.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade