publicidade

PF aponta desvio de recursos da educação e mira deputado Marcinho Oliveira

Operação cumpre mandados na ALBA e em Salvador para investigar fraudes em contrato de transporte escolar

Marcinho Oliveira

Foto: Luciano Barreto/PB

avatar-redacao

por Redação

Na manhã desta terça-feira (15), o deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que investiga o desvio de recursos destinados à educação no município de Santaluz. Na 2ª fase da Operação Santa Rota, conduzida em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador, incluindo o gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e um condomínio de luxo na Avenida Paralela.

Segundo a PF, a investigação aponta fraudes em licitações de transporte escolar em Santaluz, com indícios de superfaturamento e vantagens indevidas a servidores públicos. Empresas envolvidas na licitação teriam manipulado o pregão eletrônico para direcionar o contrato a uma empresa previamente escolhida, que superfaturou o serviço e aumentou os lucros com rotas escolares fantasmas.

publicidade

A operação também busca apurar a participação de outras pessoas físicas e jurídicas no esquema, incluindo membros do poder legislativo baiano. As investigações indicam que as empresas de um mesmo grupo econômico ajustaram os valores no pregão e, com ajuda da pregoeira, inabilitaram concorrentes fora do esquema, permitindo que a empresa vencedora subcontratasse serviços e utilizasse veículos municipais de forma indevida.


publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade