Foto: Joá Souza/GovBA
Com a COP30 em andamento no Brasil, apenas 10% dos estudantes do país afirmam saber o que significa a conferência do clima, o maior evento global sobre mudanças climáticas. O dado é de pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) e do Equidade.info, divulgada nesta terça-feira (11). O levantamento, feito com 3.127 alunos de 198 escolas públicas e privadas entre agosto e setembro, revela desigualdades regionais, lacunas pedagógicas e baixo preparo das escolas para discutir crise climática.
A Região Norte, anfitriã da conferência, registra o maior nível de conhecimento (27%), enquanto o Nordeste tem o menor índice (4%). Goiás se destaca ao superar o Pará, sede do evento, com 73,6% dos alunos dizendo conhecer a COP30, ante 55,4% dos paraenses. A pesquisa também mostra um recorte por rede de ensino: o percentual de estudantes informados é quatro vezes maior nas escolas privadas do que nas públicas, aponta a pesquisa, reforçando o abismo educacional.
Apesar de 70% já terem ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço sabe explicar o que o termo significa e outro terço admite total desconhecimento. Mais de 70% relataram ter vivenciado ondas de calor extremo, mas 64% afirmaram que a escola os prepara pouco ou nada para lidar com essas situações. Para especialistas ouvidos no estudo, o cenário confirma que o debate climático “chegou às ruas, mas ainda não chegou às salas de aula com a urgência que o tema exige”.
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