A greve dos peritos médicos do INSS chegou ao fim depois de 52 dias de paralisação. Os atendimentos voltarão a acontecer a partir desta segunda-feira (23) em todo o país.
Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos, o impasse que envolvia o reajuste salarial foi sanado e outras reivindicações da categoria foram aceitas após negociações com o Governo Federal.
Além do reajuste, que acompanhará o mesmo percentual de todo o funcionalismo, os peritos também terão a devolução integral e imediata de todos os valores descontados de quem fez greve. Também haverá compensação dos dias não trabalhados de modo presencial ou remoto pelos próximos 8 meses.
Depois de quase dois meses de paralisação, com as mudanças, o ministério se comprometeu a garantir a realização de, no máximo, 12 atendimentos presenciais por dia a cada perito.
A perícia médica é exigida para todos aqueles que querem dar entrada no auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), e aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez). É necessária ainda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial.