Em apenas dois dias, mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do INSS já solicitaram reembolso por descontos indevidos realizados por entidades associativas. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (15) aponta que 1.051.238 beneficiários registraram contestação pela plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135, enquanto outros 17.963 confirmaram que autorizaram os débitos.
O novo serviço, que entrou no ar nesta semana, permite ao segurado consultar quais valores foram descontados nos últimos anos e informar se houve autorização. Com isso, é possível abrir um processo administrativo para reaver os valores. Ao todo, 41 entidades estão sendo questionadas, abrangendo todas que mantinham convênio com o INSS para realizar os descontos.
Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a receber notificações sobre esses descontos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que informa o nome da associação responsável pelos lançamentos.