Durante um jantar com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), os deputados do PDT cobraram mais espaço no governo Lula (PT). O encontro aconteceu na residência do líder do partido na Câmara, Mário Heringer (PDT-MG), e contou com a presença de sete deputados da sigla, além do ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do secretário executivo da pasta, Wolney Queiroz.
Na ocasião, os deputados pediram ao governo Lula a criação de um segundo ministério ou a indicação de um nome para uma empresa estatal, como forma de garantir maior capilaridade nacional ao partido, em troca de sua importante contribuição nas votações das pautas do governo.
No jantar, Rui Costa ouviu os deputados, que expuseram seus pontos de vista sobre o governo e as pautas importantes para o ano. Os parlamentares ainda aproveitaram a oportunidade para exaltar o trabalho do ministério de Carlos Lupi, deixando claro que não esperam que a reforma ministerial afete o ministro.
Rui Costa, por sua vez, não fez promessas ao partido, mas se comprometeu a defender as causas apresentadas junto ao governo, lembrando, no entanto, que todas as decisões finais cabem ao presidente Lula.