Viralizou nas redes sociais na noite desta quarta-feira (19) um vídeo em que o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (MG), aparece lendo um texto em que se retrata de acusações feitas ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). [veja vídeo no final da matéria]
Na gravação, o pastor diz que a retratação teria sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE garantiu ao UOL que não houve nenhuma determinação nesse sentido emitida pela corte.
Vestindo uma camisa preta, com um fundo preto e música dramática como trilha sonora, o pastor aproveitou para desmentir uma informação enganosa que costuma propagar em suas redes sociais, em que Lula é a favor de flexibilizar as leis relacionadas a pequenos furtos e, assim, permitir que criminosos fiquem livres.
Ele começa dizendo que Lula não é a favor do aborto, nem da descriminalização das drogas, ou de liberar pequenos furtos. “Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles”, disse Valadão, acenando negativamente com a cabeça.
Em seguida, o evangélico diz que Lula não é a favor da regulação da mídia, mas completa de forma que dá a entender o contrário. Com expressão séria, termina pedindo que Deus abençoe o Brasil.
Enquanto alguns apoiadores de Lula comemoraram a “retratação” nas redes sociais, muitos estranharam o conteúdo. “O que o André Valadão fez não foi uma retratação. Foi um escárnio com a cara do TSE e do Alexandre de Morais”, tuitou o influencer Felipe Neto.

O que Andre Valadão fez não foi uma retratação.
Foi um escárnio com a cara do TSE e do @Alexandre – deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo.
Se ficar impune, será um dos maiores vexames do Tribunal.
— Felipe Neto
(@felipeneto) October 19, 2022
“Deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo. Se ficar impune será um dos maiores vexames do Tribunal”. Muitos avaliam que o vídeo teve o objetivo de atrair audiência para a mensagem dúbia e para o próprio pastor.
Vítima de censura
Antes de divulgar o vídeo desmentindo as notícias falsas e enganosas que tem publicado pelas redes sociais, o pastor André Valadão escreveu no Twitter sobre censura e convocou os seguidores a “derrubar o PT e seus aliados”.
Censura após censura. Só não vê quem não quer. Vamos juntos derrubar o PT E SEUS ALIADOS! O
jamais será vermelho.
— Andre Valadao (@andrevaladao) October 19, 2022
Veja vídeo fake de André Valadão: