Search
Close this search box.

Ouvidoria da Câmara requer laudos técnicos dos planos inclinados de Salvador

Solicitação surge após acidente com cabine do Plano Inclinado Gonçalves

Ouvidoria da Câmara requer laudos técnicos dos planos inclinados de Salvador
Foto: Tiago Barros/PMS
Foto: Tiago Barros/PMS

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador encaminhou, no dia 18, um ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) requisitando acesso aos laudos de vistoria técnica dos planos inclinados da capital, com ênfase no Plano Inclinado Gonçalves. Além disso, foi solicitado o plano de segurança para prevenção de possíveis acidentes.

A ação foi desencadeada após uma das cabines do Plano Inclinado Gonçalves desabar em alta velocidade no dia 17 deste mês, resultando em um ferido, atendido pelo Samu. O incidente foi amplamente divulgado na mídia. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Construído no século XVII, o Plano Inclinado Gonçalves conecta a Cidade Baixa à Cidade Alta, com uma tarifa de R$ 0,15. A última requalificação do equipamento ocorreu em abril de 2016, sendo reaberto em agosto do mesmo ano. Segundo a Semob, o acidente foi causado por uma falha técnica em um dos bondes durante a descida para o Comércio. O plano inclinado foi temporariamente fechado, mas reaberto no fim da tarde do mesmo dia, funcionando normalmente até às 18h30.

Com as obras de requalificação do Elevador Lacerda, o Plano Inclinado Gonçalves tornou-se o principal meio de acesso do Comércio ao Pelourinho, utilizado principalmente por comerciantes locais. Apesar da rápida intervenção da equipe técnica, a Ouvidoria solicitou uma vistoria detalhada do equipamento para garantir a segurança dos usuários. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Salvador conta com três planos inclinados: Gonçalves, Pilar (ligando Santo Antônio Além do Carmo ao Comércio) e PILC (ligando o bairro da Liberdade à Calçada). Todos foram requalificados entre 2013 e 2016 e transportam cerca de 5 mil pessoas diariamente.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.