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Ouvidoria da Câmara de Salvador atendeu 1.500 solicitações nos últimos 3 anos

Relatório destaca eficiência do canal de participação popular

Ouvidoria da Câmara cobra da Prefeitura envio do Plano de Segurança para apreciação legislativa
Foto: Fúlvio Bahia
Foto: Fúlvio Bahia

Na última semana, foi divulgado o relatório de atividades da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS), evidenciando um expressivo atendimento de aproximadamente 1.500 solicitações nos últimos três anos, período sob gestão do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).

Em 2023, a Ouvidoria-Geral da CMS registrou um total de 544 demandas provenientes de todos os bairros da cidade, consolidando-se como um efetivo canal de participação popular. Augusto Vasconcelos, ouvidor-geral, destacou o resultado como “resultado de um trabalho sério realizado por uma equipe enxuta, porém altamente qualificada, que tem dado respostas a todas as demandas que chegam ao conhecimento do órgão”.

Durante o período da pandemia, a Ouvidoria expandiu seus canais de atendimento, incluindo o WhatsApp, responsável por receber 48% das demandas de 2023. As demandas são categorizadas em seis tipos: Solicitação, Reclamação, Denúncia, Informação (incluindo aquelas relacionadas à Lei de Acesso à Informação – LAI), Sugestão e Elogio, garantindo acessibilidade a todos os cidadãos soteropolitanos.

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Ao longo de 2023, o órgão promoveu cinco audiências públicas e quatorze reuniões ampliadas, além de encaminhar ofícios referentes a denúncias, destacando-se as obras no Dique do Tororó e as intervenções do BRT próximas às tubulações da Embasa.

O relatório revela que os órgãos mais demandados foram a Câmara Municipal, com 255 casos diligenciados (47%), seguida pelas Secretarias Municipais de Manutenção (SEMAN) e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), cada uma com 39 e 38 manifestações intermediadas (7%) respectivamente. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) registrou 26 manifestações (5%), enquanto as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SMED) somaram 24 (4%) e 22 (4%) registros respectivamente. Outros órgãos totalizaram 140 (26%) dos registros.

Augusto Vasconcelos ressalta que o trabalho não para por aí e expressa orgulho em fazer parte da equipe, prometendo “intensificar os esforços em 2024 para dar voz a cada cidadão que busca a Ouvidoria”.

Para enviar solicitações ou elogios à Ouvidoria, a população pode acessar os canais de atendimento pelo site da Câmara Municipal, na aba “Fale Conosco”, ou utilizar o e-mail institucional ouvidoriacms@cms.na.gov.br e o contato oficial no WhatsApp (71) 99631-4499.

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