Após denúncias de desmatamento nas margens da Lagoa da Colina A, em Patamares, o ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), acionou órgãos responsáveis para esclarecimentos sobre a intervenção na área. Segundo Vasconcelos, um vídeo enviado à Ouvidoria mostra uma retroescavadeira “limpando” o terreno e derrubando árvores, o que causou preocupação entre moradores que buscaram respostas sobre a natureza da obra.
Em nota, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) esclareceu que a intervenção é um desassoreamento solicitado pelo Ministério Público do Estado da Bahia para melhorar a qualidade do ecossistema da lagoa. A suspeita inicial de que a obra seria de responsabilidade de uma instituição de ensino próxima foi descartada após comunicado da faculdade, que informou que a obra está sob a responsabilidade da administração municipal.
O vereador Augusto Vasconcelos enviou um ofício ao Inema e à Sedur, solicitando uma vistoria no local para verificar eventuais irregularidades e garantiu que acompanhará o caso de perto. “Nosso compromisso é com a preservação ambiental e o bem-estar da população”, afirmou o vereador, reforçando a necessidade de transparência nas ações de impacto ambiental.