Na reunião desta quarta-feira (19), que marcou o início dos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Otto Alencar (PSD) foi escolhido para presidir o colegiado durante o biênio 2025-2026. A definição sobre a vice-presidência ainda não ocorreu. A eleição, conduzida pelo senador Jaques Wagner (PT), foi realizada por aclamação.
Otto já iniciou seu comando com alterações: agora as reuniões da CCJ serão às 9h, ao invés de 10h. Segundo ele, o novo horário será “para ganhar tempo”, e ele se comprometeu a ser “o primeiro a chegar e o último a sair”. O novo presidente apontou que assegurará o tempo de fala dos senadores para aprimorar as discussões legislativas. Otto também afirmou que já está trabalhando para haver sintonia entre a CCJ e o Plenário.
“Conversei com o atual presidente [do Senado] Davi Alcolumbre para que aconteça entre essa presidência de comissão e a presidência do Senado sintonia de discussão e encaminhamento, ouvindo todos aqueles que são líderes. Poderemos ter divergências do ponto de vista da interpretação ou do encaminhamento, mas jamais tomaremos uma decisão que não seja dentro da ética, da lealdade e da fidelidade, disse.