O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Alan Sanches (União Brasil), expressou preocupação com o novo pedido de empréstimo de R$ 3 bilhões solicitado pelo governador Jerônimo Rodrigues, que foi enviado à Assembleia nesta quinta-feira (31). Com esse novo pedido, o governo totaliza R$ 13 bilhões em empréstimos em menos de dois anos, o que Sanches considera uma ameaça à estabilidade das contas públicas. “Nossa preocupação é que esses valores se transformem em uma dívida impagável para o povo baiano”, afirmou.
Alan Sanches questiona a transparência da gestão estadual, cobrando um plano detalhado de aplicação dos recursos para garantir que sejam usados em benefício da população. “É inaceitável que o governo continue a buscar crédito sem demonstrar um plano claro de execução e sem discutir com a sociedade como esses recursos serão aplicados”, criticou. Ele também destacou que Jerônimo já acumulou, em menos de dois anos, um montante de empréstimos equivalente ao que o ex-governador Rui Costa requisitou em oito anos.
O deputado alertou que a falta de clareza e governança financeira do governo atual pode comprometer o orçamento futuro da Bahia, afetando investimentos em áreas essenciais. “A falta de governança de Jerônimo está semeando instabilidade nas contas públicas da Bahia. Precisamos de transparência, responsabilidade e respeito com o futuro da Bahia”, concluiu Sanches, reforçando a necessidade de um debate sobre a viabilidade e o impacto dos sucessivos empréstimos no orçamento estadual.