Search
Close this search box.
,

PF: Operação Santa Rota desvenda fraude no transporte escolar em Santaluz

Investigações revelam superfaturamento e fraude em licitação envolvendo sete cidades do interior da Bahia

Foto: Divulgação PF
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (11) a Operação Santa Rota, com o objetivo de combater irregularidades na contratação de uma empresa de transporte escolar no município de Santaluz, situado a 267 km de Salvador. A operação abrange outras seis cidades: Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça.

Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região nas referidas cidades. Em nota, a PF informou que a prefeitura de Santaluz realizou um pregão eletrônico em 2022 para contratar uma empresa de transporte escolar que deveria executar 89 rotas no município. No entanto, a empresa escolhida não possuía nenhum funcionário registrado e era proprietária de apenas cinco veículos, número insuficiente para cumprir o contrato. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Segundo as investigações, a empresa vencedora apresentou a proposta com o maior preço no pregão eletrônico, mas foi escolhida devido à inabilitação das outras nove empresas que ofereceram preços menores. Isso resultou em um superfaturamento de aproximadamente R$ 3 milhões. Além disso, foi constatado que algumas das empresas desclassificadas no certame receberam pagamentos do grupo empresarial vencedor logo após serem excluídas da licitação.

Anuncie no PB Branco

Os investigados responderão pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais. As autoridades continuam investigando o caso para identificar todos os envolvidos e recuperar os recursos públicos desviados.

>> Veja também: PF desarticula “esquema da Abin” em Salvador e outras quatro cidades.

O Panorama da Bahia tentou contato com a Prefeitura de Santaluz e com o prefeito Arismário Barbosa, mas até o momento desta postagem, não obteve resposta. Atualizaremos esta matéria com qualquer manifestação dos envolvidos.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.