A Polícia Civil lançou a operação Quitérias para o Carnaval 2025, com equipes identificadas por camisas lilás, visando proteger foliões em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças, idosos e o público LGBTQIA+.
A operação foca na segurança nas saídas dos circuitos, realizando varreduras em áreas de dispersão dos blocos, banheiros químicos e outros pontos críticos, com o intuito de mitigar riscos e garantir a segurança.
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, compartilhou a motivação por trás da operação, que surgiu após registros de agressão sexual. “Pensamos em como poderíamos melhorar a segurança e surgiram ações como a presença dos nossos policiais, que vão acompanhar a dispersão do circuito”, explicou.
A Delegada Grazzy Quaresma, que integra o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulneráveis e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), revelou que os pontos onde os policiais atuam na operação Quitérias são escolhidos com base em dados estatísticos. “É uma atuação mista que exige delicadeza e sensibilidade, mas também força, pois estamos prontos para reagir a uma eventualidade”, disse.