O governador Jerônimo Rodrigues vistoriou, neste domingo (23), as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Estação Calçada, onde os primeiros trilhos já foram assentados. Com um investimento superior a R$ 5 bilhões, o modal contará com 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas, beneficiando a mobilidade urbana na capital e na região metropolitana. “Já tivemos aqui diversas vezes, mas hoje me animou bastante. Já estamos vendo os trilhos assentados”, afirmou Jerônimo, destacando a importância do projeto.
O diretor de Obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, ressaltou o ritmo acelerado da construção. “Em menos de oito meses, conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos numa linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, explicou. A expectativa é de que o primeiro trem do VLT chegue a Salvador até o início de 2026, quando os testes dinâmicos serão iniciados.
Durante a visita, o governador reforçou o impacto positivo do projeto para os moradores do Subúrbio Ferroviário e reconheceu os desafios enfrentados durante as obras. “A gente não faz reforma de casa sem trazer algum tipo de transtorno, mas é um transtorno que, daqui a pouco, nós veremos os benefícios. Já, já todos verão, sobre esses trilhos aqui, os trens e os vagões”, afirmou. Segundo ele, a previsão é de que a funcionalidade do pátio esteja concluída até dezembro deste ano para a recepção dos primeiros trens.

O VLT substituirá o antigo sistema ferroviário e terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, garantindo mais rapidez, conforto e segurança no deslocamento da população. Até o momento, cerca de 12,8% das obras do Trecho 1 (Ilha de São João à Calçada) já foram concluídas, enquanto os trabalhos no Trecho 2 (Paripe à Águas Claras) e no Trecho 3 (Águas Claras a Piatã) seguem avançando.