Durante a celebração dos 100 anos da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (29), o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, afirmou ao Panorama da Bahia que a população e os turistas de Praia do Forte não precisarão se preocupar com a falta de água no próximo verão. “A gente já licitou a obra de ampliação do sistema de Praia do Forte. É uma obra que a gente vai conseguir disponibilizar quatro vezes mais água do que disponibiliza hoje”, destacou.
Segundo Gildeone, mesmo com a obra ainda em fase inicial, a Embasa já se antecipou para garantir o abastecimento com soluções temporárias e eficazes. “Tivemos problema lá no Réveillon, mas no carnaval não tivemos. Por quê? Porque entramos com a ETA portátil, uma espécie de contêiner com estação de tratamento. E conseguimos colocar mais de 50 litros de água por segundo no sistema”, explicou o presidente da estatal.
A estratégia será repetida já a partir de novembro, com o início da alta temporada. “Já estamos planejando agora para a partir de novembro, que é quando o verão começa a aquecer naquela região. A gente sabe que o litoral norte é um dos destinos hoje mais procurados na Bahia e a gente tem uma atenção muito especial para aquela região”, completou Gildeone, reforçando o compromisso da Embasa com o turismo e a qualidade de vida da população local.
O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, garantiu que não faltará água em Praia do Forte no verão. Segundo ele, a obra de ampliação do sistema já foi licitada e, até a conclusão, será usada uma ETA portátil como no carnaval, garantindo reforço no abastecimento. pic.twitter.com/Xz66WfPxcl
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) July 30, 2025