O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, conversou com o Panorama da Bahia sobre a expectativa para o São João deste ano. Ele destacou que a festa representa a “maior expressão cultural do povo nordestino” e é importante para movimentar a cadeia econômica do estado.
“O São João é a maior expressão cultural do povo nordestino e é aqui na Bahia que ele tem a sua maior expressão. O governo se preparou para essa festa em primeiro lugar para valorizar a nossa cultura, mas também porque ela movimenta a cadeia econômica do Estado. Ela incrementa o fluxo turístico aqui da Bahia. Logo após os festejos do Carnaval, nós iniciamos as ações de promoção do São João na Bahia”, disse Bacellar. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Ainda de acordo com o secretário, foi necessário buscar capacitação de agentes de viagens e operadores de turismo para melhorar o serviço na Bahia. Para ele, trata-se de uma tradição responsável por trazer alto investimento para a economia.
“Nós fomos aos principais mercados emissores fazer uma capacitação de agentes de viagens, operadores de turismo, sobre a especificidade da festa na Bahia. É uma festa feita para o povo em muitas cidades, é a própria população que faz a decoração. Além disso, nós temos a tradição de abrirmos as portas das nossas casas para receber parentes, amigos e visitantes”, revelou.
Maurício Bacellar afirma ainda que é importante levar em consideração também a religiosidade católica. Esses fatores influenciam ainda mais o número de turistas que deve desembarcar na Bahia nos próximos dias. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
“Esse trabalho do Governo da Bahia, já é sentido no fluxo de turistas para o nosso estado. Pela medição que nós temos feito nos principais portões de entrada de turistas do estado, nós já temos uma movimentação. Os festejos aqui estão também muito ligados à nossa religiosidade católica. Ontem nós encerramos o tríduo a Trezena de Santo Antônio, por exemplo, aqui na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, nós comemoramos 430 anos de festejos a esse santo da igreja católica. Tudo isso nos leva a ter uma expectativa de uma visitação de algo em torno de 1 milhão e 900 mil turistas aqui na Bahia, que vão injetar na nossa economia algo em torno de dois bilhões de reais”, finalizou.
Assista entrevista com Maurício Bacellar:
“O governo se preparou para essa festa”, afirma secretário de Turismo da Bahia @BacelarMauricio sobre São João 2024. pic.twitter.com/DWDo4X0jpa
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) June 17, 2024