Em entrevista ao The New York Times publicada nesta quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou respeito por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e criticou a falta de resposta americana às tentativas de diálogo feitas pelo Brasil. “Tenha certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”, disse Lula.
É a primeira entrevista do presidente brasileiro ao jornal norte-americano em 13 anos. Ao comentar a relação entre os dois países, Lula afirmou que não aceitará ordens de Washington e acusou Trump de violar a soberania brasileira. “Eu trato todos com grande respeito. Mas quero ser tratado com respeito”, pontuou.
O presidente ainda destacou que o Brasil não será submetido a uma posição de inferioridade diante do poderio dos Estados Unidos. “Em nenhum momento o Brasil vai negociar como se fosse um país pequeno diante de um país grande. Conhecemos o poder econômico, militar e tecnológico dos Estados Unidos. Mas isso não nos deixa com medo. Nos deixa preocupados”, concluiu.