O governador Jerônimo Rodrigues (PT), criticou duramente a tentativa dos Estados Unidos de impor tarifas sobre produtos brasileiros. Em entrevista à rádio Metrópole nesta quinta-feira (17), ele afirmou que a medida prejudica diretamente produtores e trabalhadores, especialmente na Bahia. “Eu tenho pra mim que isso não é só uma questão de tarifa. É como se fosse a preparação de um novo golpe”, declarou.
Jerônimo alertou que setores estratégicos da economia baiana já estão sendo impactados. “Nós já temos containers parados com produtos como peixe e mel, porque, ao chegarem nos EUA, já serão tarifados de forma injusta. Isso impacta o emprego e a renda de quem produz e exporta”, disse o governador, ressaltando os danos à geração de trabalho no estado.
Além da crítica à tarifa, o governador atacou a postura dos EUA na diplomacia internacional. “O Brasil e o mundo não precisam de um xerife, e sim do que o presidente Lula tem feito: dialogar e construir pontes com outros países por meio do entendimento”, afirmou Jerônimo, ao defender a busca por relações mais equilibradas no cenário global.