A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (28) o novo viaduto de retorno na Avenida ACM, próximo ao 3º Batalhão de Bombeiros. Batizado de Viaduto Duda Mendonça, o equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) com o objetivo de reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A obra recebeu investimento de R$ 50,7 milhões e deve beneficiar cerca de 400 mil veículos por dia.
A nova estrutura permite que motoristas que vêm da Avenida Paralela ou Tancredo Neves façam o retorno antes da Bonocô, sem precisar seguir até a Rótula do Abacaxi. “Essa obra vai contribuir para desafogar toda esta região. Tempo é qualidade de vida, permite mais tempo para descansar, estar com a família, estudar”, afirmou Bruno. Segundo ele, 30% da frota da capital passa por essa área, o que exigia uma solução de impacto.
Com duas faixas para veículos e passarela para pedestres, o viaduto também conta com sistema de drenagem, iluminação em LED, paisagismo e plantio de árvores e grama. O secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, destacou que, no horário de pico, o trajeto que levava até 15 minutos poderá ser feito em apenas 1 minuto, gerando uma economia estimada de até seis horas por mês para quem passa pelo local diariamente.
Além do novo viaduto, a prefeitura também realiza outras intervenções viárias na região, como uma nova alça de acesso para quem vem da Barros Reis em direção à Bonocô e uma trincheira para facilitar o tráfego na região do Cabula. “Estamos dando uma nova dinâmica à cidade e resolvendo gargalos históricos da mobilidade em Salvador”, completou o secretário Luiz Carlos.