Levantamento Genial/Quaest divulgado na manhã desta quarta-feira (18) pela CNN Brasil mostra o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (UB) com 67% das intenções de votos para o pleito deste ano no cenário estimulado.
Em segundo lugar, aparece o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, com 6%. João Roma (PL), pré-candidato apoiado por Bolsonaro aparece em terceiro, com 5%. O pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, acumulou 1% e Giovani Damico (PCB) não pontuou.
Neste cenário, com 61 pontos percentuais de vantagem sobre os adversários, ACM Neto seria eleito em primeiro turno, caso as eleições acontecessem hoje.
Na pesquisa espontânea, sem informar às pessoas quem já sinalizou intenção de concorrer ao governo, 74% das pessoas se disseram indecisas. Neste enquadramento, ACM Neto tem 13% dos votos, mais do que a soma dos outros candidatos juntos. Essa indecisão faz sentido quando vemos a disposição dos eleitores baianos a mudar a escolha diante das alianças nacionais.
De acordo com o levantamento, 46% dos eleitores mudariam o voto diante do apoio expresso de Lula a algum candidato. Bolsonaro não é um bom cabo eleitoral no estado: somente 15% dos entrevistados mudaria o voto a favor do presidente.
Segundo Turno
Quando a disputa é entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, a pesquisa diz que Neto acumula 73% das intenções de votos contra 11% de Jerônimo. Brancos e nulos somam 11% e indecisos 5%.
Já na análise da disputa entre Neto e João Roma, o pré-candidato do União Brasil também acumula 73% dos votos. Nesse cenário, Roma fica com 10%, brancos e nulos com 11% e indecisos acumulam 9% dos votos.
A pesquisa entrevistou 1.140 pessoas, de maneira presencial, entre os dias 13 e 16 de maio, em 74 municípios da Bahia. Com margem de erro de 2,9 pontos percentuais, o levantamento tem 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02283/2022 e BA-03239/2022.