O SAC Itinerante iniciou nesta segunda-feira (24) a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais da Bahia. A ação, em parceria com o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e a Secretaria da Educação, começou no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, e se estenderá a unidades em Senhor do Bonfim e Candeias.
O atendimento ocorre das 8h às 17h, mediante agendamento prévio feito nas escolas. A previsão é de que cerca de 1,8 mil estudantes sejam beneficiados. De acordo com Nilza Rios, diretora operacional do SAC, “é um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares”.
A CIN unifica o número de identificação com o CPF e permite a inclusão de outros dados, como tipo sanguíneo, nome social e condições de saúde. O documento tem versão digital e validade conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para maiores de 12 e validade indeterminada para pessoas acima de 60.
A emissão da CIN nas escolas facilita o acesso dos jovens a benefícios e serviços, além de promover inclusão social. Para tirar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original. A ação integra esforços da Secretaria da Administração (Saeb) e do Departamento de Polícia Técnica da SSP-BA.