publicidade

Nova administradora das BRs 324 e 116 assumirá operação no início de 2026

Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a rescisão do contrato com a Via Bahia

ViaBahia Pedágio

Foto: Reprodução/ANTT

O leilão para a nova concessão dos trechos da BR-324 e da BR-116 está previsto para acontecer em dezembro deste ano. O trecho, que corta o estado, deixará de ser administrado pela Via Bahia a partir de março. A vencedora do certame deve assumir a gestão das vias no primeiro semestre de 2026, com um plano de investimentos estimado em mais de R$ 20 bilhões.

Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a rescisão do contrato de concessão de administração. Com o rompimento, a Agência Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) assumirá a administração das rodovias até a escolha de uma nova empresa. O acerto prevê que a União faça o pagamento de um ajuste financeiro de R$ 681 milhões para a Via Bahia.

publicidade

“Esse trecho conecta Salvador a Feira de Santana e segue até a divisa com Minas Gerais. Trata-se da principal ligação entre o Nordeste e o Sudeste, com um papel estratégico no transporte de cargas e passageiros, impulsionando o desenvolvimento da região”, avaliou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.


publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade