O leilão para a nova concessão dos trechos da BR-324 e da BR-116 está previsto para acontecer em dezembro deste ano. O trecho, que corta o estado, deixará de ser administrado pela Via Bahia a partir de março. A vencedora do certame deve assumir a gestão das vias no primeiro semestre de 2026, com um plano de investimentos estimado em mais de R$ 20 bilhões.
Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a rescisão do contrato de concessão de administração. Com o rompimento, a Agência Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) assumirá a administração das rodovias até a escolha de uma nova empresa. O acerto prevê que a União faça o pagamento de um ajuste financeiro de R$ 681 milhões para a Via Bahia.
“Esse trecho conecta Salvador a Feira de Santana e segue até a divisa com Minas Gerais. Trata-se da principal ligação entre o Nordeste e o Sudeste, com um papel estratégico no transporte de cargas e passageiros, impulsionando o desenvolvimento da região”, avaliou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.