O Nordeste desponta como a região do país com o maior número de redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Das 60 redações perfeitas, 25 foram produzidas por estudantes nordestinos. Já o Sudeste se posiciona em segundo lugar, com 18 notas máximas, seguido pelo Sul, com sete e Centro-Oeste e Norte, empatados com cinco cada.
Entre os estados, o Rio de Janeiro e São Paulo se destacam, ostentando sete redações nota mil cada. Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul também figuram entre os melhores, com seis notas máximas cada. Em seguida, Bahia, Ceará e Goiás tiveram 4 notas mil, cada. Por outro lado, o Paraná não apresentou sequer uma redação com pontuação máxima.
Este ano, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A nota do texto é considerada decisiva para a aprovação no exame que garante acesso universitário, visto que tem peso alto na correção e é utilizada como critério de desempate.
Confira o desempenho detalhado por estado:
– Acre: 0
– Alagoas: 0
– Amapá: 0
– Amazonas: 1
– Bahia: 4
– Ceará: 4
– Distrito Federal: 1
– Espírito Santo: 2
– Goiás: 4
– Maranhão: 0
– Mato Grosso: 0
– Mato Grosso do Sul: 0
– Minas Gerais: 2
– Pará: 3
– Paraíba: 0
– Paraná: 0
– Pernambuco: 2
– Piauí: 6
– Rio de Janeiro: 7
– Rio Grande do Norte: 6
– Rio Grande do Sul: 6
– Rondônia: 0
– Roraima: 0
– Santa Catarina: 1
– São Paulo: 7
– Sergipe: 3
– Tocantins: 1