O coordenador geral de Políticas de Juventude do Governo da Bahia, Nivaldo Millet, e o vereador de Salvador, Luíz Carlos Suíca (PT), discutiram, no lançamento do Carnaval Ouro Negro 2024, sobre estratégias e ações voltadas para os jovens da periferia da capital baiana, com destaque para o bairro de Pernambués, onde Suíca apoia – dentre outras instituições – o Grupo Alerta Pernambués (GAP).
Em entrevista ao Panorama da Bahia, ao lado do vereador Suíca, Nivaldo destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo político junto à juventude periférica. “Suíca é uma figura significativa porque talvez tenha sido a principal referência da comunidade periférica, da juventude periférica no espaço de poder que é estar como vereador de Salvador. Suíca tem uma relação extremamente forte com os blocos afros, com as manifestações culturais, tem construído relações que aproximam essas manifestações de Pernambués, de todo o canto”, afirmou Millet.
O coordenador ressaltou a conexão estabelecida entre a juventude e o vereador, evidenciada pelo apoio a instituições como o GAP. Ele mencionou a participação dos jovens em eventos como o carnaval, o ‘baba’ nos finais de semana, e a gestão do Centro Social Urbano (CSU) por jovens locais. Millet enfatizou a importância de aproximar a juventude da política por meio dessas atividades.
Em resposta, Suíca enfatizou o respeito à juventude e a necessidade de ações concretas. “Quando a gente fala que nós queremos parar com o genocídio da juventude negra, a gente fala disso, de ter um jovem na coordenação do Estado, fazendo política, fazendo rodar a ciência mais importante que o homem criou para a juventude”, declarou Suíca, destacando a relevância da representatividade jovem na esfera política.
Ao finalizar a conversa, Nivaldo Millet fez um apelo à juventude da Bahia, ressaltando o ano eleitoral: “Esse ano é fundamental, e nós precisamos caminhar com quem caminha com a gente, com quem coloca as nossas pautas como prioridade”, disse Millet, reforçando a parceria com Suíca. “Você é um parceiro fundamental nessa luta, meu irmão. Estamos juntos”, concluiu o coordenador de Políticas de Juventude do Governo da Bahia.
Assista a entrevista na integra abaixo:
