Search
Close this search box.

Neojibá transforma vidas de crianças e adolescentes na Bahia por meio da música

Programa do Governo do Estado celebra 17 anos com histórias inspiradoras de jovens músicos

Neojibá transforma vidas de crianças e adolescentes na Bahia por meio da música
Foto: Matheus Landim/GovBA
Foto: Matheus Landim/GovBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá) completam 17 anos, transformando a vida de milhares de jovens através da música. Entre eles estão Saíde Gustavo, Esdras Salatiel e Thaíssa Dórea, cujas histórias exemplificam o impacto positivo do programa. Saíde, de 17 anos, residente no Bairro da Paz em Salvador, iniciou no coro do Neojibá aos sete anos e agora integra o Núcleo Central. “O Neojiba não é só um projeto artístico… é um projeto que, de fato, transforma a vida”, destaca Saíde.

Esdras Salatiel, de 16 anos, do bairro Uruguai, é chefe de naipe da Orquestra Neojibá e monitor do programa. Iniciado na música pelo pai, Esdras já participou de turnês internacionais, destacando a importância dessas experiências para seu crescimento pessoal e profissional. “Foi uma experiência marcante… novos ares, contato com pessoas falando outras línguas”, ressalta Esdras. Thaíssa Dórea, de 18 anos, e sua irmã gêmea Raíssa, de Simões Filho, tocam violino na Orquestra Castro Alves. Thaíssa afirma: “A música me transformou tanto na comunicação, quanto na expressão musical”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O Neojibá, uma iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), beneficia atualmente 2,4 mil integrantes diretos em 13 núcleos, incluindo Salvador, Jequié, Simões Filho, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Além disso, cerca de seis mil jovens são impactados indiretamente através de ações de apoio a projetos musicais parceiros.

Para celebrar o aniversário de 17 anos, o Parque do Queimado, sede do Neojibá, realizará três dias de apresentações gratuitas de 19 a 21 de julho. A comemoração inclui também o projeto Neojibá Conecta, reunindo 30 músicos de diversos países da América Latina até o final do mês.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.