Em uma reunião da Bancada dos Progressistas na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (7), o deputado federal João Leão (PP), apresentou um plano legislativo para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul em meio aos impactos das recentes e devastadoras chuvas. O plano propõe um aporte financeiro significativo para iniciar a reconstrução da infraestrutura urbana, rodoviária, de equipamentos públicos e moradias das vítimas.
Segundo Leão, os recursos necessários, totalizando R$ 2,97 bilhões, podem ser obtidos de duas maneiras: através do remanejamento de emendas parlamentares individuais dos membros do Congresso Nacional, e da destinação de verbas provenientes de emendas de Comissões na Lei Orçamentária Anual de 2024, que atualmente estão vetadas. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O deputado enfatizou a importância de uma resposta conjunta diante dessa calamidade, ressaltando que o problema transcende as fronteiras estaduais e requer uma união de todos os espectros políticos. Leão apelou para a solidariedade dos congressistas, independente de afiliação partidária, para disponibilizar recursos para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Além disso, João Leão sugeriu que as Forças Armadas, especialmente o Exército, possam auxiliar nas operações de reconstrução e reestruturação do estado, citando experiências anteriores de colaboração bem-sucedida entre o governo e o 4ª BEC (Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro) em projetos estruturantes na Bahia. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
“Quero pedir também que possamos incluir o Exército brasileiro na recuperação daquele estado. Com a expertise dos profissionais militares, podemos ter grandes resultados no socorro ao Rio Grande do Sul”, concluiu o deputado.