Search
Close this search box.

Mulheres de terreiro recebem certificação em corte e costura em Salvador

Iniciativa visa inclusão socioprodutiva e preservação de tradições no Terreiro da Casa Branca

Foto: Fernanda Souza
Foto: Fernanda Souza

A comunidade do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca, em Salvador, celebrou na terça-feira (23) a certificação de 20 mulheres que concluíram o curso de capacitação em corte e costura. A iniciativa, focada na inclusão socioprodutiva e autonomia econômica, foi desenvolvida pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) com recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, que participou da cerimônia.

O curso, executado pela Cooperativa de Apoio Tecnológico, Gestão e Desenvolvimento Social (COOPAT), incluiu a implantação de uma unidade produtiva de corte e costura no Terreiro da Casa Branca, com a aquisição de máquinas de costura, mesas de corte e cadeiras. Além da qualificação profissional em técnicas de costura industrial e artesanal, o curso visou a preservação da memória ancestral da comunidade, focando na confecção de roupas de santo. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A yalorixá Neusa Cruz destacou a importância do curso: “Acreditamos na força das mulheres e na importância de projetos que promovam a independência e o empoderamento. A certificação dessas mulheres representa o começo de uma jornada de empoderamento e desenvolvimento econômico.”

Geisiane Soares, uma das participantes, compartilhou sua experiência: “Não sabia costurar e hoje consegui costurar minha própria roupa. Estamos radiantes e eu pretendo continuar me aperfeiçoando.”

Luciana Mandelli, superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, ressaltou a parceria da SPM: “Ver o progresso delas e a transformação em suas vidas é extremamente gratificante. Nosso objetivo é continuar apoiando iniciativas como esta, que proporcionam oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.”

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.