Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

MST na Bahia comemora 35 anos de luta e resistência

Movimento promove evento de 8 a 11 de setembro em Itamaraju e Alcobaça, no extremo sul do estado

Foto: Ascom/MST Bahia
Foto: Ascom/MST Bahia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST tem protagonizado muita luta pela terra na Bahia. Em três décadas e meia, milhares de vidas foram transformadas, sonhos foram realizados, outros interrompidos, contudo, houve um esforço contínuo da organização rumo à transformação da sociedade.

Durante a trajetória do MST na Bahia foi construído um legado na luta pela terra. O Movimento tem mais de 218 acampamentos e 156 assentamentos, abrangendo mais de 35 mil famílias acampadas e assentadas, presentes em 115 municípios do estado. Durante os últimos dois anos de pandemia, foram doadas mais de 40 toneladas de alimentos livres de veneno, produzidos pelas famílias de cada acampamento e assentamento.

 

Agricultora familiar. | Foto: Ascom/MST Bahia

De acordo com Lucinéia Durães, da direção nacional do Movimento na Bahia, “o MST é importante por dar lugar de fala a sujeitos silenciados pelo latifúndio, dando possibilidades a sujeitos que outrora foram calados pela violência do grande capital, calados pela tirania daquelas e daqueles sujeitos mais ricos do estado. O MST é sem dúvida nenhuma uma fresta de esperança na vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que buscam ressignificar seu sonho de viver com dignidade”.

Comemoração dos 35 anos do MST na Bahia

Durante os dias 8 a 11 de setembro, estão sendo organizadas diversas atividades no centro de Itamaraju e no Assentamento 40/45, em Alcobaça, no Extremo Sul, em comemoração aos 35 anos do MST na Bahia.

Para Evanildo Costa, da direção nacional do MST-BA, “nestes 35 anos teremos homenagens aos lutadores e lutadoras da Reforma Agrária, isso tem um significado importante, principalmente nessa conjuntura, onde precisamos manter o legado de rebeldia e resistência desses homens e mulheres, por que nos espelhamos nas lutas passadas, e isso nos dá força para resistir. Só nesse ano fizemos 16 ocupações de terra em comemoração aos 35 anos do MST no estado”.

Durante os festejos de aniversário o MST preparou uma agenda recheada de atrações: vai acontecer em Itamaraju, nos dias 8 e 9 de setembro, a Feira Agroecológica da Reforma Agrária com produtos dos acampamentos e assentamentos da região, Ato dos Povos: Por terra, teto e pão, Encontro dos Amigos do MST, muita mística e shows com Chinela de Couro, Emerson Batista e Jarley e Banda.

As atividades continuam nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no assentamento 40/45, localizado no município de Alcobaça/BA.

Durante os dias no Assentamento 40/45, teremos atividades políticas e culturais, como: Oficinas; Torneio de Futebol; Cavalgada; Apresentações de alunos da Escola Eloi Ferreira; Ato do Plantio de árvores; Ato de celebração dos 35 anos com bolo, culto ecumênico e show gospel, com Caio Nunes e Mari Costa.

E nas noites muita música, com Vanoly Cigano, Cela Vaqueira, Jarley e Banda, Banda Savana, Luan Sousa, Aloísio Menezes, Cacau com Leite, Emerson Batista, Nino Show, Mansão do Forró e Paulinha Larann.

Agenda:

Dias: 8 e 9 de Setembro
Feira Agroecológica da Reforma Agrária
Local: Praça Castelo Branco, ao lado da Rodoviária – Centro Itamaraju/BA

Dias 9, 10 e 11 de Setembro
Atos políticos e culturais no Assentamento 40/45
Local: Assentamento 40/45, Alcobaça/BA

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.