Mortes violentas têm redução de 14,3% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024, diz SSP

Coletiva de balanço destaca queda significativa nos índices criminais em todo o estado

Governador anuncia ampliação do efetivo das Forças de Segurança da Bahia
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) realizou, na manhã desta quarta-feira (6), uma coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI) para apresentar os resultados do primeiro bimestre de 2024. Com ênfase na ampliação das ações ostensivas e de inteligência, a SSP-BA destacou uma redução significativa nos índices criminais em todo o estado.

De acordo com os dados divulgados, houve uma queda de 14,3% nas mortes violentas em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 124 casos a menos registrados. Entre janeiro e fevereiro de 2024, também foram observadas diminuições de 13,2% nos homicídios, 53,8% nas lesões dolosas seguidas de morte e 29,4% nos latrocínios (roubo seguido de morte). Além disso, o índice de feminicídio registrou uma queda de 23,1%. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, enfatizou que esses resultados são fruto direto dos investimentos e da integração das forças de segurança. Ele ressaltou a importância do uso da inteligência e dos recursos humanos e materiais para alcançar tais reduções nos índices de criminalidade.

No que diz respeito aos roubos a bancos, a SSP-BA destacou uma redução significativa. Nenhum roubo a banco foi contabilizado nos primeiros dois meses de 2024, representando uma diminuição de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados três crimes contra instituições financeiras.

A delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, destacou também o aumento nos números de inquéritos instaurados e remetidos, além das prisões de líderes de organizações criminosas e recuperação de itens como celulares, fruto de investigações de longo prazo. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Esses resultados positivos vêm se consolidando ao longo dos anos, como apontado por Marcel de Oliveira, que ressaltou que em 2023 foram registrados apenas 10 roubos a bancos na Bahia, o menor número dos últimos nove anos, representando uma redução de 96,4% em relação a 2014.

Anuncie no PB Branco

“Saímos de 279 ataques a bancos em 2014, para 10 ocorrências no ano passado. Seguiremos atuando com inteligência e integrando as forças estaduais e federais no combate ao crime organizado”, destacou Oliveira, evidenciando o compromisso contínuo da SSP-BA em garantir a segurança da população baiana.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.