A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), deu mais um passo para a criação da Guarda Municipal no município. Nesta segunda-feira (24), ela se reuniu com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador para discutir detalhes técnicos e operacionais do modelo adotado na capital. A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito Vitor Araújo, do procurador-geral Ricardo Lula e de secretários municipais.
O encontro teve como foco principal o processo de formação dos futuros guardas. Segundo Juliana, o município já realizou concurso público e agora planeja a capacitação dos agentes com apoio da GCM de Salvador. “Estamos tratando com os nossos jurídicos para firmar um convênio e trazer a própria Guarda de Salvador para ministrar o curso aqui. Serão quatro meses de formação intensiva, de segunda a sábado”, explicou.
Além da capacitação, a prefeitura está empenhada em seguir todos os trâmites legais para a implantação da nova corporação. A gestora afirmou que será necessário revisar a legislação municipal, elaborar regimentos interno e disciplinar, além de normatizar o uso de uniformes e outras exigências legais.

“Nós só vamos iniciar a atuação da Guarda quando tivermos cumprido 100% dos requisitos e com todos os agentes devidamente formados”, garantiu Juliana Araújo.