Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, preste esclarecimentos sobre a Operação Contenção, que resultou em 119 mortes na capital fluminense. Moraes também marcou para o dia 3 de novembro uma audiência no Rio para discutir o caso e o papel do governo estadual na condução da ação.
Realizada na terça-feira (28) pelas polícias Civil e Militar, a operação teve como objetivo conter a expansão de uma facção criminosa e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, incluindo 30 expedidos pelo Pará. O balanço divulgado nesta quarta mostra que, além dos mortos, houve 113 prisões e a apreensão de grande quantidade de armamentos e veículos roubados.
Os confrontos provocaram bloqueios de vias, paralisação de serviços e fechamento antecipado de empresas. O governador Cláudio Castro classificou a ação como “um sucesso”, mas organizações de direitos humanos e movimentos de favelas denunciaram o episódio como uma “chacina”, relatando indícios de execuções e mutilações entre os corpos encontrados no Complexo da Penha.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br