Os módulos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram 689 atendimentos no segundo dia do Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (9). O número é 21% maior na comparação com o mesmo período de 2023. O aumento se deu, principalmente, pelas ocorrências ortopédicas que tiveram incremento de 45%.
A vice-prefeita de Salvador e titular da pasta, Ana Paula Matos, chama atenção para a combinação da utilização de salto e consumo de bebidas alcoólicas. “Temos percebido um número significativo de pessoas que têm acessado os postos para atendimentos ortopédicos ligados ao uso do salto alto. O Carnaval é uma festa de rua, mas, mesmo com toda sua elegância e charme, o ‘salto’ não dá a estabilidade necessária para brincar, pular e andar em meio à multidão. Por isso, nosso conselho é optar pela comodidade de calçados mais confortáveis e adequados para evitar possíveis lesões durante a festa, assim os foliões curtirão bem mais e não precisarão voltar mais cedo para casa”, destacou.
Atendimento psicossocial
As equipes de saúde mental que foram incorporadas às ações de saúde no carnaval 2024, iniciaram as atividades nesta sexta-feira (9). 44 pessoas foram assistidas nos módulos Farol da Barra (13), Sabino Silva (11), Milton Santos (08), Piedade (8) e Montanha (4). Cerca de 95% dos atendimentos foram em adultos, com predominância do sexo feminino (60%). Quando avaliado os tipos de atendimentos, cerca de 51% foram relacionados ao uso de álcool e outras drogas, seguido de 40% relacionados aos transtornos ansiosos e 9% para transtornos psicóticos.
Pomada modeladora capilar
Na última noite chamou a atenção das equipes de saúde os atendimentos relacionados ao uso de pomada modeladora capilar. Foram registrados 5 casos de atendimentos oftalmológicos em decorrência do contato ocular com o produto. Todas as pacientes, entre 24 e 47 anos apresentaram quadros de irritação, muito inchaço e redução da visão, após o produto escorrer nos olhos devido à exposição a chuva.
CAACs
As equipes de saúde atuam nas Casas de Acolhimento dos filhos de ambulantes atuantes nos circuitos da festa, realizaram 525 procedimentos odontológicos nesta última sexta-feira (09), beneficiando 212 crianças. Quanto aos atendimentos com médico clínico e enfermagem, foram 106 acolhimentos.
Fique Sabendo
Os módulos de saúde do ‘Fique Sabendo’ registraram nesta sexta-feira (9), 564 atendimentos. Dentre o total de diagnósticos realizados em 141 usuários, sendo 87 do sexo masculino e 54 femininos, 3 positivaram para HIV, 22 reagentes de sífilis e 1 caso Hepatite C. Dentre os 22 com diagnóstico positivo para sífilis, cinco aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina. Em relação às testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’)
Balanço acumulado
Até o momento, os Módulos Assistenciais registram 1.181 atendimentos nos dois primeiros dias oficiais da folia. O número é 24% maior que o contabilizado no mesmo período de 2023, quando 951 ocorrências foram contabilizadas.
Em 2024 houve 59 transferências o que representa 5% dos atendimentos – necessitaram de transferência hospitalar para realização de consultas e exames especializados complementares. A maior parte da demanda foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris e Hospital Geral do Estado (HGE).
Nesta sexta (9), o circuito Dodô (Barra/Ondina) respondeu por 522 atendimentos, o Circuito Osmar (Campo Grande) por 137, o Batatinha (Pelourinho) por 24 e o Carnaval dos Bairros, 6 ocorrências. O módulo do Farol da Barra lidera as ocorrências com (142); seguido por Ademar de Barros (131); Sabino Silva (82) e Shopping Barra (77).