A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) criou o Mirante Acessível no Festival Virada Salvador 2024, um espaço dedicado à participação de Pessoas com Deficiência (PcDs) e seus acompanhantes maiores de 18 anos, mediante inscrição espontânea e sujeita à disponibilidade de vagas.
O Panorama da Bahia conversou com Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Município de Salvador, vinculada à SEMPRE e responsável pela coordenação do Mirante Acessível no evento. Daiane enfatizou que o propósito do mirante é assegurar a inclusão plena de todos os participantes..
“Nosso foco é garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a todos os espaços, pois acreditamos que todos os lugares são para todas as pessoas. Aqui, estamos disponibilizando intérpretes de libras para pessoas surdas, audiodescritores para pessoas com deficiência visual, incluindo baixa visão, especialistas em diversas deficiências, como autismo, síndrome de Down e outras comorbidades”, explicou Daiane.
“Nosso objetivo é que essas pessoas se sintam acolhidas, confortáveis e integradas ao ambiente. Nossa intenção é que a sensação de pertencimento e naturalidade esteja presente durante todo o Festival, proporcionando a oportunidade para que elas se divirtam como qualquer outro participante”, acrescentou Daiane.
Barbara Carolina, de 23 anos, estudante de Psicologia e pessoa com deficiência, destacou a importância do espaço ao mencionar que possibilita maior acessibilidade para cadeirantes, entre outros. “Um evento como este, é super importante ter um espaço pensado para as pessoas com necessidades especiais”, disse.
No primeiro dia do evento, a expectativa era de receber 30 pessoas, porém, o comparecimento de 40 participantes confirmou a eficácia e o impacto positivo do Mirante Acessível, evidenciando o sucesso da iniciativa inclusiva no Festival. Para participar, é necessário se inscrever no link: Mirante Acessível Salvador.