O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, em meio à controvérsia desencadeada por declarações do prefeito bolsonarista de Farroupilha, município do Rio Grande do Sul, Fabiano Feltrin (PL), tomou a iniciativa de esclarecer os fatos através de um vídeo divulgado nesta quinta-feira (9).
Feltrin havia feito publicações nas redes sociais na quarta-feira (8), afirmando que a cidade não estava recebendo recursos emergenciais do governo federal para lidar com a crise que assolava o estado. Em um vídeo, o prefeito demandava ações urgentes e emendas para a cidade, ressaltando a necessidade de apoio financeiro do governo federal. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Diante disso, o ministro da Secom, Pimenta, telefonou para o prefeito, a pedido do presidente Lula, mas foi recebido com hostilidade. O prefeito, aos gritos, reiterou a necessidade de recursos do governo. Posteriormente, o ministro divulgou um vídeo explicativo, esclarecendo que a Prefeitura de Farroupilha não havia formalizado nenhum pedido de recursos ao governo federal até aquele momento.
“Naquele momento em que ele fez o vídeo, nenhum pedido ou solicitação por parte do município de Farroupilha havia sido protocolado para o governo federal. Mesmo assim, fiz questão de ligar para ele, de forma gentil, para saber se tinha alguma questão pendente, como estou fazendo com todos os prefeitos”, afirmou Pimenta.
O ministro destacou que a atitude do prefeito foi inadequada e sugeriu que o vídeo da ligação foi gravado com o intuito de lacrar nas redes sociais. Ele esclareceu que os R$ 300 mil mencionados pelo prefeito foram solicitados somente após a publicação do primeiro vídeo e representam uma “ajuda emergencial” para suprir necessidades básicas da população, como alimentação, água, material de limpeza e higiene. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além disso, Pimenta informou que mais de 30 prefeituras do estado tiveram projetos aprovados e que Farroupilha deverá criar e submeter um plano de trabalho para receber recursos do governo federal.
“Eu lamento profundamente. É hora de a gente agir com honestidade, equilíbrio e ter a responsabilidade da função e do cargo que a gente exerce. A nossa orientação, independente de partido, é trabalhar na união e na reconstrução para ajudar o povo gaúcho”, concluiu o ministro.
Assista vídeo abaixo e entenda:
Abaixo, o vídeo completo da conversa do ministro com o prefeito:
*NÃO CAIA EM FAKE NEWS❗️❗️❗️
Assista ao vídeo sem edição da ligação entre o ministro Paulo Pimenta e o Prefeito de Farroupilha e tire suas próprias conclusões. pic.twitter.com/zUb2s5b0iK
— Pepe Vargas (@SigaPepeVargas) May 10, 2024