A tarde de domingo (21) foi marcada por um violento conflito entre indígenas e fazendeiros, resultando na morte de uma indígena e no ferimento de três membros da etnia Pataxó-hã-hã-hãe, no território Caramuru, localizado no extremo sul da Bahia. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) relata que a ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, desembarcará na região nesta segunda-feira (22) para acompanhar de perto a situação.
Segundo a Apib, o confronto resultou na morte de uma indígena e deixou o cacique Nailton ferido por um disparo de arma de fogo. Entre os feridos, destaca-se a irmã do cacique, conhecida como Nega Pataxó, enquanto outras duas pessoas teriam sido espancadas e uma mulher teve o braço quebrado. O episódio ocorreu durante a tentativa de reintegração de posse da fazenda, realizada pelos ruralistas que cercaram a área no domingo.
O Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas informou que o Ministério dos Povos Indígenas tem acompanhado o caso desde o recebimento das primeiras informações. O ministério está em interlocução com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal (PF), Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Segurança da Bahia.