Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil, informou a Advocacia-Geral da União (AGU). A manifestação será agora analisada pela Justiça italiana, que decidirá se a parlamentar será enviada ao país sul-americano. A decisão final caberá ao governo da Itália.
Carla está presa cautelarmente desde 29 de julho, em cumprimento a decisão da Justiça italiana que apontou “grave risco de fuga”. A detenção ocorreu nos arredores de Roma, após a inclusão da parlamentar na difusão vermelha da Interpol, medida tomada depois que ela se mudou para a Itália antes da condenação definitiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A deputada foi condenada pelo STF por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O processo de extradição tramita enquanto Zambelli aguarda detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, acompanhada por equipe jurídica que monitora o caso.
O parecer favorável do Ministério Público italiano representa um passo importante no processo de extradição, mas não garante a transferência imediata da parlamentar. A análise da Justiça local e a decisão final do governo italiano ainda definirão os próximos movimentos sobre o caso.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br