Search
Close this search box.

Ministério da Economia publica normativa sobre gratificações e adicionais para profissionais de radiologia

Radiologista
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Foi publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (23), a Instrução Normativa SGP/SEGGG/ME nº 15, de 16 de março de 2022, que estabelece orientações sobre a concessão dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e dá outras providências.

De acordo com a publicação, assinada pelo secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo José Mattos Sultani, a caracterização da insalubridade e da periculosidade nos locais de trabalho respeitará as normas estabelecidas para os trabalhadores em geral, de acordo com as instruções da Normativa, observada a legislação vigente.

A gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e os adicionais de irradiação ionizante, de insalubridade e de periculosidade, obedecerão às regras estabelecidas na legislação vigente. Segundo a publicação, estes adicionais não se acumulam, tendo caráter transitório, enquanto durar a exposição.

Conforme Normativa, para fins de pagamento do adicional, será observada a data da portaria de localização, concessão, redução ou cancelamento, para ambientes já periciados e declarados insalubres e/ou perigosos, que deverão ser publicadas em boletim de pessoal ou de serviço.

Para o profissional da saúde e ex-presidente do Coren-BA, professor Jimi Medeiros, “o cumprimento das instruções normativas para pagamento de gratificações adicionais para profissionais que trabalham em ambientes de insalubridade e alta periculosidade deveria ser abrangente para toda área da saúde, pois isso demarca um processo de valorização para profissionais mal remunerados no âmbito dos serviços de saúde”.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.