O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), afastado da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), admitiu que pode não retornar ao cargo caso o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a decisão que interrompeu seu terceiro mandato. Diante desse cenário, ele declarou apoio à permanência da deputada Ivana Bastos (PSD), que assumiu interinamente e se tornou a primeira mulher a presidir a Casa.
“Caso eu não continue como presidente, por hipótese real e grande, a minha luta é para a deputada Ivana ficar na presidência”, afirmou Menezes. Ele destacou que a eleição da mesa diretora foi feita de forma individualizada, o que, em sua visão, fortalece a legitimidade da parlamentar no comando da ALBA.
Com o futuro político de Adolfo Menezes indefinido na ALBA, o PSD busca consolidar a posição de Ivana Bastos à frente do Legislativo baiano. A decisão do STF pode redesenhar a correlação de forças dentro da Casa, e o apoio do ex-presidente ao nome da vice reforça a movimentação para garantir a continuidade da atual gestão.
