No primeiro dia da Micareta de Feira de Santana, o estande da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou 1.205 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C – quase o dobro do registrado no mesmo período de 2023. A ação faz parte de uma estratégia de prevenção que inclui ainda aconselhamento com equipe multiprofissional e distribuição de preservativos, com mais de 21 mil unidades entregues apenas no primeiro dia.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou o investimento superior a R$ 2 milhões na estrutura montada para a festa, com foco na prevenção e resposta rápida a emergências. Ao todo, 682 plantões extras foram mobilizados no Hospital Geral Clériston Andrade e outras unidades, como a UPA, o Hospital da Criança e a Policlínica Regional, além do Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, pronto para grandes ocorrências.
Além da prevenção, a estrutura também garante assistência em saúde com reforço na rede municipal. Dois postos de saúde localizados na Avenida Presidente Dutra foram equipados com mobiliário e materiais entregues pelo Governo do Estado, num investimento de R$ 390 mil. A medida visa dar suporte aos atendimentos em áreas próximas aos circuitos da festa.
A Corregedoria da Saúde está em campo fiscalizando unidades e escalas de trabalho, enquanto a Ouvidoria do SUS funciona pelo 0800 284 0011 para receber manifestações da população. Com funcionamento das 16h às 4h, o estande da Sesab une testagem, orientação e acolhimento, garantindo mais segurança e cuidado para quem curte a festa.