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MEC debate uso de inteligência artificial para melhorar políticas públicas

Ferramenta promete otimizar gestão escolar e garantir acesso mais eficiente aos direitos educacionais

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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) promoveu esta semana o seminário “Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial”, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento reuniu pesquisadores e gestores públicos para debater o uso da inteligência artificial no gerenciamento de informações educacionais, visando melhorar a eficiência das escolas e garantir os direitos dos estudantes através de uma governança de dados mais moderna.

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Durante o encontro, especialistas destacaram como a análise em tempo real de dados, como a frequência dos alunos, pode ajudar as escolas a adotar medidas mais eficazes para garantir a permanência dos estudantes. A diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Gea Martinez Stefani, ressaltou a importância de modernizar o tratamento dos dados. “Quando falamos sobre conexão das informações, estamos falando sobre fornecer direitos e serviços que já poderiam estar disponíveis, mas que tecnicamente ainda não se organizou para oferecer”, afirmou.

Para enfrentar esses desafios, foi criado o “Gestão Presente”, um hub educacional desenvolvido pelo MEC em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da UFAL. O sistema funciona como uma plataforma que armazena dados de estudantes e auxilia na gestão escolar, com funcionalidades como diários de classe e matrículas, buscando centralizar informações para otimizar os processos.

Vilmar Klemann, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apontou as dificuldades enfrentadas pelas redes municipais, como dados incorretos e a falta de profissionais qualificados. Ele destacou a alta rotatividade dos profissionais como um dos grandes desafios na governança de dados educacionais. “Infelizmente, a rotatividade de profissionais qualificados nas redes municipais é muito alta”, comentou Klemann.

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O seminário destacou o potencial da inteligência artificial não só como ferramenta educacional, mas também como um recurso para otimizar a gestão, permitindo que as escolas operem de maneira mais eficiente. Os debates completos estão disponíveis no canal do MEC no YouTube e na página oficial do evento.

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