Foto: Divulgação
O mastro principal da Ponte Salvador-Itaparica deve se tornar o ponto mais alto da capital baiana, segundo o CEO do consórcio responsável pela obra, Cláudio Vilas Boas. O executivo revelou que a estrutura de sustentação central da ponte terá 218 metros de altura, superando qualquer outro marco arquitetônico da cidade.
Para efeito de comparação, o Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, tem 72 metros, enquanto o Farol da Barra possui 22 metros. A ponte, que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica, será também a maior do Brasil e da América Latina, ultrapassando a Ponte Rio-Niterói.
De acordo com o consórcio, o projeto prevê 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, com pilares cravados a 60 metros de profundidade. O vão central entre os eixos terá 482 metros de largura e 85 metros de altura para permitir o tráfego de grandes embarcações. Com essas dimensões, a Ponte Salvador-Itaparica deve se consolidar como uma das obras de infraestrutura mais ambiciosas do país.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br