O seminário “Chocolate da Cabruca, Patrimônio da Bahia”, realizado em Salvador nos dias 27 e 28 de maio, trouxe à tona a importância do marketing territorial para promover regiões geográficas e atrair investimentos, visitantes e oportunidades de negócio. Organizado no campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (Unifacs), o evento reuniu cerca de 200 participantes para discutir o desenvolvimento da cadeia de chocolates da Cabruca no sul da Bahia.
O seminário abordou temas como a sociobiodiversidade, a indicação geográfica, políticas públicas, acesso a mercados, a presença feminina no setor de chocolate e a colaboração entre academia e indústria. Thiago Fernandes, diretor do Consórcio Cabruca, destacou a relevância da territorialização e da indicação geográfica como ferramentas para impulsionar os chocolates finos da Bahia no cenário nacional e internacional. “O seminário articulou atores das iniciativas pública e privada para discussões aprofundadas sobre ações que podem ser desenvolvidas para o desenvolvimento e projeção desses chocolates finos para o Brasil e o mundo”, afirmou Fernandes. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Carol Spínola [foto], coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Unifacs, ressaltou o papel crescente das mulheres no setor de cacau e chocolate, historicamente dominado por homens. “As mulheres têm essa sensibilidade e a característica de construir redes. E não podemos pensar no desenvolvimento territorial do Sul da Bahia sem pensarmos em redes. Redes de municípios, de produtores, de arranjos produtivos e do fortalecimento de conexões”, explicou Spínola, destacando a importância da sustentabilidade e da inclusão feminina para o desenvolvimento da região.
Gerson Marques, presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia (ChocoSul), reforçou a importância do evento como um espaço para debater a qualidade do chocolate baiano e promover sua posição no mercado global. “Foi uma oportunidade para um debate com a sociedade por meio dos diversos entes que integram esse universo do chocolate da Bahia. Juntos vamos construindo uma nova realidade associada à qualidade do chocolate como estratégia de marketing posicionando os chocolates da Bahia a níveis nacional e internacional”, avaliou Marques. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Mulheres no chocolate
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, esteve em uma mesa debatendo a inserção feminina na cadeia produtiva. “É fundamental a participação das mulheres em todo o arranjo produtivo do cacau e do beneficiamento com o chocolate. Sabemos do envolvimento das mulheres nessa nova construção produtiva da cacauicultura projetando o cacau fino da Bahia para o mundo. É importante a valorização das mulheres nesse processo, tanto no lugar de produtoras de cacau e chocolate, quanto no lugar de empresárias. Estamos aqui para discutir isso em conjunto e celebrar parcerias.”, afirmou.
Consórcio Cabruca
Lançado em dezembro de 2023, num projeto piloto com apenas cinco marcas de chocolates finos do Sul da Bahia, por meio da Aiex, o Consórcio Cabruca expande seu mix de marcas mirando na exportação da iguaria do Sul do estado. Durante o seminário foi assinado um termo de colaboração entre a Associação ChocoSul e a Aiex, onde pelo menos 22 marcas filiadas à associação passaram a integrar o consórcio – um movimento que segue em crescente pela integração e fortalecimento do associativismo e desenvolvimento coletivo de empreendimentos do chocolate Sul Baiano.