A candidata à prefeitura de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (Solidariedade), tem sido alvo de ataques durante sua campanha eleitoral. Recentemente, o vereador Ílio, aliado do atual prefeito Branco Sales, ameaçou divulgar um vídeo relacionado a um caso de violência doméstica envolvendo a candidata, cujo processo está sob sigilo judicial. A ameaça, feita com o intuito de intimidar Quitéria, gerou forte reação pública.
Nesta segunda-feira (16), um grupo de mulheres se reuniu em frente à Câmara de Vereadores do município para protestar contra a ameaça do vereador. As manifestantes pedem respeito à candidata e condenam a violência política de gênero, exigindo que as mulheres possam participar da política sem sofrerem intimidações. “Estamos aqui para defender os direitos das mulheres e exigir o fim desse tipo de violência”, disseram as manifestantes.
Maria Quitéria segue sua campanha, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e um ambiente político mais inclusivo. O caso de violência política que enfrenta pode ser enquadrado na Lei nº 14.192/2021, que combate ataques morais e psicológicos contra mulheres candidatas, e pode resultar em punições para os envolvidos.