publicidade

Lula confirma que será candidato à reeleição durante jantar com Hugo Motta e líderes da Câmara

Presidente disse que tentará novo mandato se estiver bem de saúde, apesar de ter prometido cumprir só um mandato

Lula Hugo Motta

Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil

Durante um jantar na residência oficial da Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende disputar a reeleição em 2026, caso esteja em boas condições de saúde. O encontro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários buscou fortalecer a relação do Executivo com a Casa.

A fala direta de Lula surpreendeu parte dos parlamentares presentes, especialmente porque, em 2022, ele havia afirmado publicamente que governaria por apenas um mandato. À época, o petista declarou que “não é possível um cidadão com 81 anos querer a reeleição” e publicou no Twitter: “Se eleito, serei um presidente de um mandato só”.

publicidade

Embora a possibilidade de uma nova candidatura já fosse ventilada nos bastidores e por políticos próximos a Lula – como o ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) e o líder do governo no senado, Jaques Wagner (PT) –, a confirmação feita pelo próprio Lula foi vista como um movimento relevante no cenário político.


O jantar foi classificado pelos líderes como um encontro “desarmado” e produtivo, sem confrontos. A aproximação de Lula com a Câmara, que já vinha sendo cobrada há dois anos, ganhou novo impulso após gestos semelhantes feitos ao Senado no início do mês.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade