O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar sua pré-candidatura à Presidência da República, neste sábado (7), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento deve reunir cerca de 4 mil convidados, entre eles o possível pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, empresários, artistas, presidentes e lideranças do PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, centrais sindicais, movimentos sociais e outras personalidades.
Segundo o jornalista Kennedy Alencar, do Uol, o lançamento “pretende reeditar o clima de ‘diretas já’ e de frente ampla que ocorreu no Brasil em 1984 e 1985, quando acabou a ditadura militar de 1964”. “Lula fará uma espécie de manifesto ao Brasil, falando em reconstrução e união nacional, a exemplo do que aconteceu na redemocratização, quando adversários se aliaram para derrotar a ditadura”, argumentou.
Kennedy informou que o texto principal do lançamento abordará o cenário da situação econômica caótica no país, causada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), “com foco em medidas para os mais pobres”, e que o tema terá lugar de destaque nas falas de Lula e Alckmin. “A ideia é tratar as falas de sábado como um pronunciamento ao país, elencando pontos de um futuro programa de governo”, afirmou.
Depois do lançamento da pré-candidatura, o ex-presidente pretende viajar pelo país. “Estou muito animado com os próximos dias. Depois do dia 7, pretendo percorrer o Brasil. Quero olhar no olho, abraçar, cumprimentar o povo de cada região. As pessoas precisam sentir que estamos prontos para reconstruir o Brasil!”, escreveu no twitter.
Estou muito animado com os próximos dias. Depois do dia 7, pretendo percorrer o Brasil. Quero olhar no olho, abraçar, cumprimentar o povo de cada região. As pessoas precisam sentir que estamos prontos para reconstruir o Brasil! Boa noite e até amanhã!
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YmIdz0EMbn
— Lula (@LulaOficial) May 4, 2022