Foto: Reprodução/YouTube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em artigo publicado neste domingo (14), no jornal norte-americano The New York Times, que o Brasil está aberto ao diálogo com os Estados Unidos, mas ressaltou que “a soberania e a democracia do país não estão em negociação”.
Em mensagem direcionada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula disse: “Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta”, escreveu Lula, em tradução livre.
No artigo, o presidente citou um discurso feito por Trump na ONU em 2017, quando o republicano defendeu o respeito entre nações fortes e soberanas. Para Lula, Brasil e Estados Unidos devem seguir essa linha.
“É assim que vejo a relação entre o Brasil e os Estados Unidos: duas grandes nações capazes de se respeitarem mutuamente e cooperarem para o bem de brasileiros e americanos”, ressaltou o presidente.
Lula também saiu em defesa da atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por participação na trama golpista após as eleições de 2022. Ele destacou que as investigações revelaram planos de assassinatos contra autoridades e até um decreto que visava anular o resultado do pleito.
“Não se tratou de uma ‘caça às bruxas’. O julgamento foi resultado de procedimentos conduzidos em conformidade com a Constituição Brasileira de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar”, disse Lula.
O presidente ainda aproveitou o espaço para criticar medidas unilaterais adotadas por Trump, como o aumento de tarifas contra o Brasil. Para Lula, essas ações são “remédios equivocados” e não contribuem para a relação entre os dois países.
“O aumento tarifário imposto ao Brasil não é apenas equivocado, mas ilógico”, disse Lula.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br