Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta sexta-feira (14), medidas encaminhadas ao Congresso Nacional voltadas para a área da educação. O primeiro projeto altera a lei orçamentária para autorizar a criação de mais 8,6 mil cargos de magistério superior e técnico administrativo em educação, e assim poder aumentar o quantitativo de 21.204 para 29.804.
A segunda proposta cria um plano especial de cargos no Ministério da Educação (MEC), contemplando funções de nível superior, intermediário e auxiliar, com foco na reorganização e no fortalecimento da estrutura da pasta. Durante cerimônia em Brasília, onde 262 personalidades foram homenageadas com a Ordem do Mérito Educativo, o presidente destacou a importância de investimentos contínuos no setor.
Segundo Lula, financiar educação é mais vantajoso para o país do que arcar com os custos sociais da falta de oportunidades. “Muita gente nunca quis que o povo brasileiro fosse educado. É como se fosse uma coisa vergonhosa para a elite durante tantas décadas e séculos não permitir que o povo brasileiro tivesse acesso à educação”, disse o presidente.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br