O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por telefone nesta quinta-feira (7) sobre a imposição de tarifas unilaterais pelos Estados Unidos, que atingem em cheio Brasil e Índia. “Como etapa preparatória da visita, acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio”, informou o Planalto.
Além de reafirmarem a defesa do multilateralismo, Lula e Modi reiteraram a meta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030 e discutiram a ampliação do acordo entre Mercosul e Índia. Eles também trocaram experiências sobre plataformas de pagamento digital, como o PIX brasileiro e a UPI indiana.
A visita oficial de Lula à Índia está prevista para o início de 2026 e deverá incluir ministros e empresários brasileiros, com foco em parcerias nas áreas de comércio, defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital. Há um mês, Modi esteve no Brasil, quando os dois líderes defenderam maior protagonismo na governança global e a inclusão de Brasil e Índia como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.